Rio Vermelho celebra seu 1º casamento comunitário
- TI Infographya
- 21 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
Vinte e cinco casais participaram da conversão da união estável em casamento civil
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca do Rio Vermelho, no Vale do Rio Doce, coordenado e supervisionado pela 3ª Vice-Presidência, realizou, no dia 3/12, a 1ª edição do mutirão de casamento do município. O evento contou com a participação de 25 casais.
Conduzida pelo juiz coordenador do Cejusc da Comarca de Rio Vermelho, Otávio Scaloppe Nevony, que idealizou a iniciativa, a cerimônia de conversão da união estável em casamento civil foi uma celebração marcada pela emoção, pelo fortalecimento dos vínculos familiares e pelo exercício da cidadania.
Durante a solenidade, o magistrado compartilhou reflexões sobre o amor e o casamento como missão solidária e empática. Segundo ele, o casamento não se resume à busca pela felicidade imediata; trata-se de processo para melhorar a capacidade do indivíduo de enxergar o outro e a habilidade em coexistir.
Para a consecução desse objetivo, o juiz Otávio Scaloppe Nevony destacou que a instituição do casamento não pode perpetuar a subjugação das mulheres, submetidas a estruturas que as oprimem e lhes negam reconhecimento e retribuição proporcionais, tanto na esfera doméstica quanto na profissional, salientando que a luta pela igualdade é de todos e é fundamental na sustentação do tecido social, econômico e humano.
O magistrado enfatizou ainda que a transformação desse cenário exige o engajamento de todos na reconstrução ética das relações sociais, em direção à conquista de igualdade, mais sensibilidade, menos violência e comprometimento com a empatia, condição indispensável para a construção de uma sociedade mais justa, digna e verdadeiramente feliz.
Apoios e parcerias
O evento contou com a participação de toda equipe de servidores e colaboradores da Comarca de Rio Vermelho, além de padrinhos, convidados e familiares dos casais e contou com o apoio de da Câmara Municipal de Rio Vermelho e do Conselho de Segurança Pública (Consep), entre diversas outras instituições e voluntários.
As certidões de casamento foram entregues pela funcionária Nágela Cristina Santos, que representou o oficial do Cartório de Registro de Pessoas Naturais de Rio Vermelho, Aleson Menon. Foram, ainda, proferidas palavras de acolhimento e agraciamento aos casais pelo padre João Evangelista dos Santos, bem como mensagens e manifestações de apoio pelo pastor Roberto Neris dos Santos Ferreira.
O espaço para a cerimônia foi cedido pelo Pesque e Pague Souza, e a decoração, pela H.C Decorações. A música ficou a cargo dos músicos da Banda Imaculada Conceição e do cantor e instrumentista Adriano Alves, ao passo que a sonorização foi realizada pela DB Som, com locução de Érico Vinícius de Souza Motta.
Outros parceiros se uniram para a realização da celebração: o jantar foi preparado pelo bufê Sabor da Matta; o bolo e os doces, pela empresa Glau Cakes; e as fotos e os vídeos foram feitas pela equipe da agência NEX Produções – Marketing e Publicidade.
O evento contou ainda com o apoio do Studio Fernanda Cândido, responsável pelas maquiagens e penteados das noivas, e da empresa Império Aluguel de Roupas de Festas e Acessórios.
Veículos locais como a Rádio Comunitária River FM, apoiaram a divulgação prévia do evento.
Presenças
Também estiveram presentes no 1º casamento comunitário o vice-prefeito de Rio Vermelho, Djalma de Oliveira; o vereador Gildázio de Oliveira Benfica; a advogada Isadora Soto Barbosa de Souza, representado a Subseção de Rio Vermelho da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG); o presidente do Consep, Jerônimo Alves Barroso Júnior; e os pastores Igor Francisco de Oliveira e Antônio Geraldo R. Silva.
Destaca-se a participação da administradora do Cejusc da Comarca de Rio Vermelho, Neuza Aparecida Lourenço, na organização e realização do evento.
Cejuscs
Os Cejuscs são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização e gestão de sessões de conciliação e mediação, sem prejuízo de outros métodos consensuais de resolução de conflitos, bem como pelo atendimento de cidadania e informações públicas aos cidadãos.
Na Comarca de Rio Vermelho, o Cejusc foi instalado em 11/2 de 2022, por meio da Portaria Conjunta nº 1331/PR/2022. A unidade funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h, no Fórum João Evangelista Ursine (Rua Bernardino Carvalhais, nº 177, Centro). Contatos podem ser feito pelo telefone (33) 3436-2700 ou pelo e-mail cejusc.riv@tjmg.jus.br.
Fonte: TJMG
Comentários