CNR e ANOREG/BR realizam primeira reunião para estabelecer os principais objetivos do segmento em 2026
- TI Infographya
- hĆ” 12 horas
- 2 min de leitura
Representantes da Confederação Nacional de NotĆ”rios e Registradores (CNR) e da Associação de NotĆ”rios e Registradores do Brasil (ANOREG/BR) participaram, na Ćŗltima terƧa-feira (3), da primeira reuniĆ£o colegiada de ambas diretorias para dar inĆcio Ć s atividades e estabelecer os principais objetivos de trabalho das duas instituiƧƵes representativas do segmento notarial e registral.
O presidente da CNR e da ANOREG/BR, Rogério Portugal Bacellar, começou o encontro destacando a união dos NotÔrios e Registradores, sem distinção de especialidade, pois todos buscam os mesmos objetivos. Bacellar também informou aos presentes no encontro sobre as eleições para o novo presidente da associação, além disso, foi destacado que serÔ organizado um calendÔrio de datas para os candidatos interessados acompanharem todos os trâmites relacionados à disputa.
No Congresso Nacional, os consultores jurĆdicos estĆ£o acompanhando os desdobramentos do Projeto de Lei 5504/25 que altera a Lei nĀŗ 8.935/1994 para destinar parte das receitas dos emolumentos para os fundos municipais e setor da saĆŗde. Outro projeto que merece a atenção dos NotĆ”rios e Registradores Ć© a PEC 36, o qual aumenta o nĆŗmero de vagas no Conselho Nacional de JustiƧa. O projeto de Emenda Constitucional jĆ” conta com a relatoria do deputado federal Cleber Verde, enquanto isso, os nomes dos presidentes das comissƵes serĆ£o divulgados nas próximas semanas.
No Ć¢mbito do judiciĆ”rio, os consultores jurĆdicos ressaltaram que dois temas importantes para a classe serĆ£o decididos neste ano no Superior Tribunal de JustiƧa: salĆ”rio-educação e responsabilidade civil em razĆ£o de atos de registro. JĆ” no Supremo Tribunal Federal, foi destacado o caso que ganhou uma repercussĆ£o geral no Tribunal de JustiƧa do ParĆ”, bem como existe uma Ação Direta de Institucionalidade discutindo a situação. Enquanto isso, no Conselho Nacional de JustiƧa existem pontos a serem analisados como a entrega do fundo de indenização trabalhista, o qual Ć© considerado um tema marginal pelos especialistas, nesse momento, o projeto estĆ” sendo avaliado pelo ministro Campbell.
Um dos assuntos que movimentou a assembleia foi as atualizaƧƵes referentes Ć Reforma TributĆ”ria e o preenchimento das notas fiscais. Com as mudanƧas, o ISS serĆ” absorvido pelo IBS, nesse momento, o principal órgĆ£o fiscalizador estarĆ” cuidando das transaƧƵes. Uma questĆ£o estĆ” relacionada com a emissĆ£o de notas fiscais de serviƧos eletrĆ“nicos e o preenchimento da informação do CNPJ dos ofĆcios extrajudiciais, só que essa atualização esbarra na falta adaptação dos sistemas municipais que ainda nĆ£o adotaram a nova forma de registro nacional. Baseado na discussĆ£o gerada pelo assunto, foi recomendada a criação de um grupo voltado para abordar as especificidades do tema, devido Ć s diferenƧas estaduais e municipais.
Em relação Ć organização dos eventos do segmento, a CNR e ANOREG/BR indicaram a necessidade da uniĆ£o do setor por meio da realização de encontros estaduais no 1Āŗ semestre e os eventos nacionais no 2Āŗ semestre de 2026 a fim de facilitar a organização de um calendĆ”rio de atividades do segmento. AlĆ©m disso, os NotĆ”rios e Registradores terĆ£o acesso ao calendĆ”rio de reuniƵes disponibilizado nos sites da CNR e ANOREG/BR. Os participantes da reuniĆ£o colegiada tambĆ©m foram informados sobre a data da realização da IX CONCART e do XXVI Congresso da ANOREG/BR marcada para acontecer de 24 a 27 de novembro em BrasĆlia.
Fonte: CNR