Cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis de BH completa 123 anos

Cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis de BH completa 123 anos de trabalho garantindo segurança jurídica à propriedade imobiliária


Confira a nova reportagem do projeto Cartório em Foco


O 1? Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte realizou o primeiro registro imobiliário da capital no dia 25 de abril de 1898. O registro de número 1, Lº 3, é do sobrado localizado na Rua Timbiras, esquina com Rua da Bahia, e refere-se à venda feita por José Feliciano Pinto Filho e outros ao Banco de Crédito Real de Minas Gerais. O sobrado permanece imponente até hoje, sendo um dos patrimônios históricos da cidade e endereço do Café Cultura, do Teatro NET e de demais comércios.


A história do cartório está intimamente ligada ao processo de crescimento de Belo Horizonte. Já são 123 anos de trabalho para garantir segurança jurídica à propriedade imobiliária dos moradores, serviço que vem sendo prestado desde os primórdios - com o registro das primeiras fazendas e prédios da capital mineira – e que continua sendo referência até os dias atuais.


Em 2008, quando Fernando Pereira do Nascimento assumiu o cartório, o processo de modernização na forma de prestação dos serviços foi iniciado. A serventia se mudou para a rua Rio de Janeiro 1611, bairro Lourdes, o que garantiu aos clientes um espaço adequado com conforto e comodidade. Todos os equipamentos de informática foram adquiridos para atender as exigências, bem como os móveis e utensílios de trabalho. Para facilitar o trabalho e ter o controle de todos os atos praticados, foi implantado o Sistema Operacional Escriba, com a digitalização? do acervo de matrículas, livros e plantas, além de treinamento para os colaboradores.


O cartório tem como atividade realizar o registro do imóvel, averbação e matrícula, garantindo aos seus usuários a veracidade dos documentos, a qualidade, idoneidade e seriedade dos negócios jurídicos.


De acordo com o registrador, a qualidade de seus serviços se dá? pela constante busca por melhorias, modernização e qualificação de seus funcionários. “Para ter sucesso, é necessário desenvolver um ambiente interno agradável que propicie o desenvolvimento das pessoas, agindo com integridade, respeito e transparência em todas as relações. Além disso, a equipe precisa entender o propósito de estar ali e compartilhar da missão da instituição”, explica.


Ações Sociais


O cartório busca sempre fazer ações em prol da comunidade, como a campanha de doação de alimentos, doe seu troco - no qual os clientes deixam o troco para ser repassado à instituições de caridade - e campanha de doação de agasalhos para a Creche Rosinhas. A serventia também promove constantemente ações para doações de sangue.


Como política de participação, apoio e desenvolvimento da profissionalização do adolescente/jovem orientando as novas gerações no caminho do trabalho e estimulando a responsabilidade social, o cartório também adotou as premissas estabelecidas no Programa Educação e Trabalho, do Governo Federal, mantendo em seu quadro de colaboradores no mínimo 5% da equipe pessoas no programa Jovem Aprendiz.


Clique aqui para saber mais sobre o Cartório do 1? Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte e suas ações ou acesse o instagram @cartorio1ribh


Quer participar da nossa campanha?


Os interessados em compartilhar novidades, mudança de endereço, aniversário de instalação, novo projeto social ou iniciativa inédita, envie as informações para marina.lopes@infographya.com, com o assunto “Cartório em Foco” e inclua o telefone no corpo do e-mail. A equipe de Comunicação da entidade retornará o contato para dar continuidade à reportagem.

Fonte: Assessoria de Comunicação Serjus-Anoreg/MG

Posts recentes

Ver tudo