RIB e IRIB alertam para plataforma falsa de editais on-line

Entidades advertem usuários sobre ferramenta que utiliza indevidamente identidade visual dos editais do IRIB

O Registro de Imóveis do Brasil (RIB) e o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) promoveram a unificação das plataformas eletrônicas para a publicação dos editais, visando ao fortalecimento do serviço registral imobiliário. Desde o dia 21 de outubro de 2022, o envio de novos editais – que, antes, poderiam ser enviados pela plataforma “Editais online”, do IRIB – somente deve ser realizado pela plataforma oficial registrodeimoveis.org.br/editais-online, como já divulgado pelo próprio instituto em sua newsletter.

Esse importante passo de união dos registradores de imóveis é significativo para o fortalecimento da instituição registral no trabalho irrestrito de defesa dos diretos dos delegatários e do sistema extrajudicial.

Infelizmente, em meio à dedicação dos registradores, fomos surpreendidos com a notícia de lançamento de um site similar à antiga plataforma do IRIB, mantido por um terceiro, com o potencial de induzir os usuários e registradores em erro.

A nova plataforma utilizou-se do layout, nome, caracteres da logomarca e domínio similar à antiga plataforma do IRIB, bem como não deixa clara a existência do jornalista responsável pelas publicações, nem a informação da matrícula de inscrição do jornal periódico – elementos essenciais para a prestação do serviço. O quadro levanta sérios questionamentos quanto à sua legitimidade e segurança.

Veja-se a semelhança dos dois sites

Antiga plataforma do IRIB




Plataforma inconsistente





Fonte - RIB

Posts recentes

Ver tudo

Altera a Lei nº 9.636, de 15 de maio de 1998, para modificar a forma de reajuste das receitas patrimoniais da União decorrentes da atualização da planta de valores e desburocratizar procedimentos de a