top of page

Incluir Mais chega aos cartórios de Minas Gerais e expande oportunidades de emprego

  • Foto do escritor: TI Infographya
    TI Infographya
  • há 14 horas
  • 2 min de leitura

ree

O programa Incluir Mais, criado em agosto deste ano, expandiu sua área de atuação e chegou ao setor notarial e registral em Minas Gerais. Agora, a iniciativa de inclusão no mercado profissional de estudantes e profissionais iniciantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas abre mais uma porta de atuação, numa parceria do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) junto com o Sindicato dos Notários e Registradores de Minas Gerais (SINOREG-MG).


Esta é a segunda instituição representativa que assina o acordo de cooperação técnica com o TRF6, somando-se à OAB-MG e escritórios de advocacia de Belo Horizonte. O presidente do Tribunal, desembargador federal Vallisney Oliveira, exaltou a parceria: “É uma felicidade muito grande, ganhando força com essa nova vertente, os cartórios, essa importante instituição que nós temos aqui. Essa participação do Sindicato dos Notários, vai ser fundamental, vai dar um impulso muito grande nesse projeto”.


A presidente do SINOREG, Walquíria Rabelo, comentou a importância do acordo de cooperação técnica entre as instituições, que garante mais uma possibilidade de atuação profissional para estagiários egressos da Justiça Federal em Minas: “Um chamado deste não tem como ser recusado. A inclusão é muito importante e hoje dá a possibilidade dos futuros advogados se tornarem juízes, juízes federais, notários e registradores também. A classe fica muito feliz e, de braços abertos, recebeu a proposta do acordo. Assinamos tão rapidamente que nem vi o tempo passar”.


Dentre as obrigações dos órgãos representados pelo SINOREG-MG estão contratar, preferencialmente, profissionais de Direito iniciantes (com até um ano de graduação) que participaram dos Programas de Estágio do TRF6; ofertar aos inscritos no Incluir Mais ao menos duas vagas em eventos acadêmicos patrocinados pelo Sindicato, mediante sorteio; e divulgar o programa Incluir Mais para os serviços notariais e de registro do Estado. Este último ponto tem agitado Walquíria: “Vamos levar esse projeto para o interior e já estou doida para contratar alguns dos ex-estagiários, estudantes e jovens advogados”, revela a presidente do SINOREG-MG.


Inclusão necessária e urgente


O juiz federal Grigório Carlos dos Santos recorreu a uma metáfora náutica para explicar a importância do Incluir Mais e a participação cada vez maior de instituições jurídicas no seu escopo: “É um Programa que faz parte do pacto assinado pelo Tribunal, o Pacto do Judiciário Pela Equidade Racial, que eu espero que não dure para sempre, ninguém quer que seja permanente, é para o futuro. A gente sempre procura colocar todos no mesmo barco, não só remando, mas também admirando a paisagem”.


O diretor do Foro da 6ª Região, juiz federal José Carlos Machado Júnior, relembrou as dificuldades iniciais do Programa e ressaltou sua importância e consolidação atual, com parcerias estratégicas: “Esse programa, como vocês bem disseram, é muito necessário. E eu devo dizer também que nós aqui estamos com o presidente fazendo o nosso dever de casa, que é aumentar o número de vagas de estagiários pretos e pardos. Esse trabalho irá repercutir nos próximos anos, nas próximas décadas”.


Fonte: TRF 6ª Região




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page