Famílias de São João do Paraíso recebem títulos de regularização fundiária e celebram conquista
- TI Infographya
- 16 de out.
- 2 min de leitura
Moradores do bairro Tabuleiro Alto, em São João do Paraíso, no Norte de Minas, têm um novo motivo para celebrar: a entrega dos 101 títulos de propriedade que garantem a regularização de seus imóveis. A cerimônia, realizada em 26 de setembro, na Escola Municipal Elza Mendes Lucas, marcou a primeira etapa da Regularização Fundiária Urbana (Reurb) do município, um avanço importante na busca por segurança jurídica e dignidade habitacional para as famílias da região.
A conquista é resultado de um trabalho conjunto da Prefeitura com o Registro de Imóveis da comarca – com atuação especial dos profissionais do setor da Reurb do município, que facilitaram o acesso às residências e o diálogo com os moradores, tornando o processo mais ágil e humanizado. “Ter bons profissionais na cidade faz toda diferença, pois há mais confiança e proximidade. Isso reduz erros e resistência, além de fortalecer o vínculo com a comunidade”, explicou Gabriel Melo Fernandes, oficial do Registro de Imóveis de São João do Paraíso.
A iniciativa também beneficiou sete moradores do Centro e outros dois imóveis públicos, entre eles a escola onde foi realizada a entrega dos títulos e uma creche municipal. Dessa forma, o município agora poderá receber verbas destinadas a obras e reformas para ambos os locais, impulsionando o desenvolvimento social.
Todo o processo de Reurb, do levantamento de dados à entrega dos títulos, foi concluído em cinco meses, entre abril e setembro deste ano. Agora as famílias podem ter acesso facilitado a crédito imobiliário, além da ligação individual de água e energia elétrica. E a segunda etapa da Reurb no bairro Tabuleiro Alto já está em andamento. De acordo com Gabriel, a previsão é abrir mais 300 matrículas e beneficiar aproximadamente 100 famílias até o fim de 2025.
“Cada novo título representa uma história que se transforma. Ver o sorriso das pessoas ao receber o documento da casa é o que nos motiva a seguir com o trabalho para ampliar ainda mais o alcance da regularização fundiária no município.”
Fonte: Corimg
Comentários