top of page

Comissão aprova doação de imóveis de departamento de obras contra a seca a antigos ocupantes

  • Foto do escritor: TI Infographya
    TI Infographya
  • há 3 horas
  • 1 min de leitura

Projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados

 

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, o Projeto de Lei 3843/25, que autoriza o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) a doar imóveis residenciais a famílias que os ocupam regularmente há mais de 30 anos.

 

Os imóveis a serem doados são casas em vilas construídas pelo DNOCS para abrigar trabalhadores durante a realização de obras de infraestrutura hídrica.

 

Com o fim dos projetos, muitos funcionários e suas famílias permaneceram nas residências, que estão localizadas principalmente em municípios do semiárido nordestino.

 

Os parlamentares acolheram o parecer do relator, deputado Max Lemos (PDT-RJ), pela aprovação da proposta, do deputado José Airton Félix Cirilo (PT-CE). O projeto altera a Lei 10.204/01, que trata da restruturação do DNOCS, para permitir a transferência de imóveis classificados como "não-operacionais", ou seja, que não são mais utilizados para a atividade principal do órgão.

 

Segundo o relator, o texto aprovado promove a eficiência administrativa, pois desonera o DNOCS de custos de manutenção de imóveis ociosos e permite que o órgão se concentre em sua função principal, que é a gestão hídrica.

 

Max Lemos acrescentou que a proposta confere "dignidade, segurança jurídica e estabilidade a milhares de famílias ocupantes, especialmente no vulnerável semiárido nordestino".

 

Próximos passos

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

 

Fonte: Câmara dos Deputados

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Mais eficiência e economia para cidadãos e empresas

Digitalização de serviços tem resultado em redução de prazos para atendimento de solicitações feitas por usuários Uma publicação recém-lançada pelo Operador Nacional de Registro de Títulos e Documento

 
 
 

Comentários


bottom of page