Presidente da CNR, Rogério Bacellar, é designado como membro do Conselhão
- TI Infographya
- há 9 minutos
- 1 min de leitura
O presidente da Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR), Rogério Portugal Bacellar, foi oficialmente designado membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) — conhecido como Conselhão — por meio de decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (8). A nomeação integra a composição do colegiado, que reúne representantes de diversos setores da sociedade com o objetivo de assessorar o presidente da República na formulação de políticas públicas estratégicas.
A publicação atualiza a formação do conselho, com a designação de 5 novos membros. O objetivo é manter um caráter plural, técnico e representativo, abrangendo lideranças do setor produtivo, da academia, de movimentos sociais e da sociedade civil organizada.
A função do conselho é discutir políticas públicas e propor medidas para o crescimento econômico, o desenvolvimento e a equidade social.
Sobre o Conselho
Criado em 2003, o Conselhão funcionou por mais de 15 anos, até ser extinto em 2019. Lula destacou que políticas como o Minhas Casa, Minha Vida, o Programa de Aceleração do Crescimento, o crédito consignado e a política de valorização do salário mínimo surgiram de diálogos do colegiado. Para o presidente, o conselho desempenhará um papel importante para vencer desafios como a fome, as desigualdades e as urgências ambientais.
Tradicionalmente, o conselho foi integrado por representantes da sociedade civil de diversos segmentos, “em composição ampla e plural”. No novo formato, o governo pretende que ele seja ainda mais representativo, contando com cidadãs e cidadãos de diferentes grupos e classes sociais, com aumento da participação feminina e maior busca por diversidade étnico-racial e regional. Mais de 40% dos assentos do Conselhão são ocupados por mulheres.
Fonte: CNR

Comentários