Cartório em ação: com foco na educação, RTDPJ de Ibirité ilumina o Natal de crianças e adolescentes
- TI Infographya
- 21 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
Titular da serventia Larissa Alvarenga se inspirou em estudo da UNICEF sobre evasão escolar para participar da campanha Natal Inteligente
O Natal é a época da esperança, um período mágico que ilumina os olhos das crianças e desperta em muitos a solidariedade. É com esse espírito de renovação e afeto que os cartórios brasileiros têm abraçado causas sociais, indo além de suas funções. Um exemplo que toca o coração é o Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas (RTDPJ) de Ibirité, em Minas Gerais, que se uniu à campanha “Natal Inteligente”. Com um olhar sensível para o futuro, a iniciativa busca combater a evasão escolar e promover a dignidade de crianças e adolescentes vulneráveis por meio da arrecadação de materiais escolares, demonstrando o engajamento da classe notarial e registral com a construção de um futuro mais justo e igualitário.
De acordo com titular da serventia Larissa Alvarenga, a decisão do RTDPJ Ibirité de se juntar à campanha, promovida pela Rede Ambiental e de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (RARES NR), foi impulsionada por dados alarmantes. Ela explica que um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) de novembro de 2020 revelou o agravamento da evasão escolar após a pandemia, um problema que atinge de forma mais severa os crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
“Acreditamos que por ser um direito fundamental, a educação deve ser tratada como prioridade, pois é a principal ferramenta de transformação social, sobretudo para as crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade”, acrescentou.
É com essa convicção que a campanha se concentra na arrecadação de materiais escolares e livros. Larissa ressalta a importância da doação desses itens específicos: “a doação de materiais escolares para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade representa um incentivo ao estudo, auxilia a manutenção da permanência na escola, minimiza a evasão escolar e contribui para um futuro melhor para as crianças e adolescentes”, completou a oficiala.
Mobilização e cuidado com o próximo
A serventia direcionará as doações recebidas este ano para a entidade Colmeia Centro de Educação e Profissão de Ibirité, que acolhe adolescentes em situação de vulnerabilidade. A comunidade de Ibirité, Sarzedo e Mário Campos tem até o final de janeiro de 2026 para entregar suas contribuições no cartório.
Fundada em 1954, a Colmeia foi pioneira no atendimento institucional para mulheres em Minas Gerais e no Brasil, acolhendo inicialmente mães expulsas de casa devido à gravidez. Ao longo dos anos, a Colmeia ampliou seu escopo e, atualmente com sete casas de acolhimento (quatro em Juiz de Fora, duas em Belo Horizonte e uma em Ibirité), atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos em situação de vulnerabilidade, cuja demanda cresceu desde a pandemia.
Para garantir o sucesso da iniciativa, o RTDPJ Ibirité estruturou um ponto de arrecadação no próprio cartório. O objetivo é montar um kit escolar completo para cada criança e adolescente, contendo cadernos, lápis, canetas, borrachas, colas, estojos, canetinhas, giz de cera, lápis de cor, mochilas e livros literários (novos e usados), além de aceitar outros donativos como cestas básicas e roupas.
Solidariedade que se renova
Apesar de ser a primeira participação do RTDPJ Ibirité na campanha, Larissa Alvarenga manifesta o desejo de que o engajamento seja contínuo. “Pretendemos continuar participando de ações sociais e contribuir para uma sociedade mais solidária”, comemorou antecipando que tem novas ações devem surgir.
Ao final de mais um ano, a responsável pela serventia deixa uma mensagem de reflexão e esperança para a população e para os colegas notários e registradores. “Desejamos um feliz e Santo Natal a toda comunidade de Ibirité, Sarzedo e Mário Campos e a todos os colegas notários e registradores, às suas equipes e famílias e que 2026 seja repleto de saúde, paz e alegrias”, felicitou Larissa Alvarenga.
“O fim de ano chega para todos nós com um sentimento de gratidão por mais um ano vivido e pelas superações no caminho, que na nossa atividade, sabemos que são diárias. Então é hora de fazermos um balanço e apenas agradecer a Deus e valorizar por cada minuto de vida que nos foi concedido”, finalizou.
A iniciativa do RTDPJ Ibirité serve de inspiração para toda a classe, reforçando que o papel dos cartórios vai além da fé pública, estendendo-se à construção de um futuro mais justo e com mais oportunidades para todos.
Para doar compareça ao Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas de Ibirité, situado à Rua Deolindo Ferreira Diniz, 46 – sala 03 – Central Park, Ibirité (MG). Para mais informações: (31) 9812-5036 – WhatsApp.
Fonte: Assessoria de Comunicação Serjus-Anoreg/MG
Comentários