top of page

STJ: Inadimplente não pode reter imóvel por benfeitorias úteis

  • 13 de mai.
  • 1 min de leitura

Para ministros da 3ª turma, quem está em débito não pode impedir retomada do imóvel até receber eventual indenização por melhorias.


Ocupante inadimplente não tem direito a reter a posse do imóvel até receber indenização por benfeitorias úteis ou necessárias. Esse foi o entendimento unânime da 3ª turma do STJ. 


Ao votar, a relatora, ministra Nancy destacou que o recorrente pretendia permanecer na posse do imóvel sob o argumento de ter realizado benfeitorias.


Para a ministra, no entanto, a retenção não poderia ser admitida no caso, pois o recorrente estava inadimplente.


Segundo a relatora, seria necessário observar uma lógica de simetria: quem está devendo não pode, ao mesmo tempo, impedir a retomada do imóvel até receber eventual indenização pelas melhorias realizadas.


"Ele está devendo e ainda quer ficar com a posse. Isso não se pode aceitar", afirmou.


Com esse entendimento, a turma concluiu que não assiste ao recorrente o direito de retenção do imóvel até o pagamento de indenização por benfeitorias úteis ou necessárias.


Fonte: Migalhas

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page