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MTE lança nova plataforma de atendimento ao público

  • Foto do escritor: TI Infographya
    TI Infographya
  • 11 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Projeto-piloto será iniciado no Rio de Janeiro


O MTE disponibilizará no primeiro semestre de 2025 a Plataforma Unificada de Atendimento, a UNA, para todas as unidades da federação. O instrumento foi idealizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para facilitar o acesso aos serviços prestados pelas Superintendências, Gerências e Agências Regionais do Trabalho e Emprego A UNA será iniciada por meio de projeto-piloto a partir de 11 de dezembro no estado do Rio de Janeiro, onde os cidadãos poderão solicitar seus atendimentos por meio da UNA.


O objetivo principal é que as solicitações sejam mais rápidas e seguras. A UNA oferecerá um conjunto de funcionalidades para o gerenciamento de serviços de atendimento presencial ou remoto. Com a plataforma será possível enviar documentos digitalizados, acompanhar ou remarcar agendamentos.


Os benefícios aos cidadãos vão além da agilidade e segurança na solicitação de serviços; integrar usuário e unidade de atendimento, o que vai desburocratizar etapas; agendar atendimento presencial; e a criação de protocolo e atendimento remotos para solicitações e requerimentos eletrônicos.


Em contrapartida, o MTE contará com maior controle e segurança no atendimento uma vez que os protocolos serão autenticados na plataforma Gov.br e integrará processos eletrônicos

e execução de tarefas.


Estarão disponíveis os seguintes atendimentos para os cidadãos, Unidades do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como outros órgãos vinculados ao MTE:


Agendamentos e atendimentos para os seguintes serviços: 

·         Solicitação da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);

·         Agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

·         Solicitações sobre o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED);

·         Solicitações sobre o Empregador Web;

·         Agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre o Abono Salarial;

·         Agendamento para o serviço Multas e Recursos;

·         Agendamento para o serviço Orientação Trabalhista;

·         Esclarecimento de dúvidas sobre o Registro Profissional; e

·         Agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre o Seguro-Desemprego.


Fonte: CNR

 
 
 

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