Gestão e tecnologia atenuam circunstâncias da pandemia, aponta auditor do PQTA

Participação dos cartórios no PQTA 2020 é vista por especialista como oportunidade para diminuir impactos da crise trazida pela Covid-19


Dados da 31ª Pesquisa Anual do Uso de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), lançada no começo de junho, mostram que os gastos e os investimentos em TI já integram 11,4% da receita do setor de serviços no país. Nesse sentido, Adriano Sanches, auditor do Prêmio Qualidade Total Anoreg (PQTA), destaca a necessidade de os cartórios fazerem parte desse movimento e utilizarem as mudanças trazidas pela pandemia de Covid-19 a favor da inovação no setor extrajudicial. “É um momento de revolução tecnológica porque nós não podemos mais sair de casa e os usuários não podem chegar até as serventias”, afirma.


A Comissão Organizadora do PQTA, ao analisar o atual cenário mundial, também adotou inovações para a 16ª edição do Prêmio, com a imposição da revolução tecnológica como alternativa para a crise pandêmica. “Se um colaborador ficar doente, como está o processo da sua serventia para lidar com isso? Se acontecer de boa parte da sua equipe não puder trabalhar por questões de isolamento ou quarentena, a sua serventia funciona mesmo assim? Quais os mecanismos que você usou para fazer com que o seu cartório continue atuando e atendendo a população em uma situação como a que temos vivido?”, questiona Sanches.


Transformação digital


Na edição deste ano, o processo de inscrição, agendamento das auditorias, análise da check-list, escolha dos cartórios e projetos destaques, além da cerimônia de premiação do PQTA serão praticados virtualmente. As auditorias serão realizadas durante os meses de agosto, setembro e outubro. Os inscritos serão contatados, por meio do e-mail cadastrado no ato da inscrição, pelos auditores da Apcer Brasil, para agendamento da auditoria. Para que a análise virtual seja viável, os inscritos precisam garantir instrumentos de comunicação a distância, ferramentas que devem integrar a infraestrutura das serventias brasileiras no cotidiano. Acesse aqui para mais informações sobre o novo formato de auditorias do PQTA 2020.


“Vivemos em um cenário completamente atípico, com a crise sanitária que ninguém esperava. Em contrapartida, é um momento de revolução tecnológica porque, já que nós não podemos mais sair de casa, os usuários não podem chegar até as serventias. Nós estamos vivendo uma transformação tecnológica e o PQTA 2020 não poderia ser diferente, se não com as auditorias remotas, que trazem muitos benefícios para todos, dentre eles, a otimização de gastos”, destaca. A mudança apresenta uma redução total dos custos de 50% junto a empresa de auditoria. O desconto foi aplicado em algumas categorias de premiação do PQTA 2020. Os valores podem ser consultados aqui.


Inscrições abertas


Auditor há mais de quatro anos, Sanches destaca que a participação no PQTA possibilita que os notários e registradores identifiquem as ferramentas de gestão como mantenedoras da atuação extrajudicial, principalmente no período de crise em que a segurança jurídica nos serviços é essencial. “A auditoria do PQTA faz com que você tenha uma perspectiva e uma percepção em relação a todo processo de gestão da sua serventia. A partir de então, será possível tomar decisões mais acertadas, esclarecer as dúvidas da sua equipe, estabelecer o plano de continuidade dos seus negócios, deixar que a gestão trabalhe por você e que a crise fique mais fácil de ser administrada”, pontua. “Ser reconhecido nacionalmente como um dos cartórios que participam desse movimento e que mostra que a gestão é parte fundamental também da rotina da serventia. Independentemente de qualquer situação, a gestão serve para atenuar as circunstâncias do que tem acontecido”, concluiu. As inscrições da 16ª edição do PQTA 2020 já estão abertas, acesse aqui o formulário.


Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/BR

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