Covid-19 - "Cartórios pedem que público evite atendimento presencial e use canais virtuais

"Na tentativa de diminuir os impactos no atendimento ao público por causa das medidas de prevenção ao coronavírus, os cartórios do Paraná estão incentivando o uso de plataformas virtuais. Pedidos de certidões, acesso a registros, consultas de imóveis e testamentos são apenas algumas das solicitações que podem ser feitas pela internet, evitando o deslocamento desnecessário nesse momento.


Apesar de os cartórios estarem funcionando normalmente no Paraná, a recomendação da Associação de Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg) é que a população utilize prioritariamente os serviços on-line.


A presidente da associação, Mônica Maria Guimarães de Macedo Dalla Vecchia, explica que o momento é de conscientização e que as pessoas devem comparecer aos cartórios se não houver alternativas. “Além de todas as plataformas disponíveis, é possível tirar dúvidas por telefone, e-mail e WhatsApp”, explicou. Os contatos por esses meios varia de acordo com cada serviço e os próprios cartórios.


"Para quem realmente precisa comparecer para assinar documentos e resolver outros protocolos, a recomendação é estar atento aos horários, que foram reduzidos das 10 h às 16 h (anteriormente o funcionamento era das 8 h às 18 h). O ideal é que o usuário ligue para saber qual o período de menor movimento.


A presidente esclarece que cuidados para evitar a contaminação do coronavírus estão sendo tomados, como a intensificação da limpeza, o uso do álcool gel e o distanciamento de 1,5 m entre as pessoas no interior do estabelecimento. "Temos uma cartilha de recomendação de cuidados. Até mesmo no ato de assinatura de documentos existe um protocolo de utilização do álcool gel e, caso seja necessário entrar no espaço de assinatura, somente uma pessoa por vez ocupa o ambiente", concluiu.


Confira os sites e serviços disponibilizados:


 www.registrocivil.org.br : É possível realizar a pesquisa de registros e solicitar documentos físicos e digitais.


www.centraldetestamento.com.br : Os interessados podem fazer buscas de testamentos e de escrituras públicas de divórcios, separações, inventários e partilhas na central. 


www.registradores.org.br: Serviços de registro de imóveis que permite os pedidos de certidões imobiliárias, além de outras funcionalidades exclusivas, como a visualização da matrícula (registro original do imóvel), essencial para a identificação do proprietário e das informações do imóvel, e a pesquisa de bens, que permite localizar propriedades, saber onde estão registradas e qual o seu titular.


http://site.cenprotnacional.org.br : Os serviços dos Cartórios de Protesto de todo o Brasil estão disponíveis no site. É possível consultar gratuitamente CPFs e CNPJs, pedir certidões, encaminhar dívidas a protesto, cartas de anuência, assim como realizar o cancelamento de dívidas e o pagamento de boletos bancários.


ww.rtdbrasil.org.br : Serviços dos Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas. O usuário pode fazer o upload de um documento, assinar, enviar, acompanhar e pagar esse registro de forma 100% on-line."


Fonte: Gazeta do Povo

Fale conosco

Av. Afonso Pena, 4.374 3º andar – Cruzeiro – Belo Horizonte/MG.
Entrada pela rua lateral – Américo Diamantino, 91 – 3º andar CEP: 30130-009

Email : contato@sinoregmg.org.br

Tel : 31 3284-7500

  • Instagram Sinore
  • Facebook SinoregMG

MAPA DO SITE