top of page

Coronavírus: cartórios pedem que noivos adiem casamentos no DF

Novas uniões civis só poderão ocorrer a partir de 30 de abril. Além disso, estabelecimentos restringiram atendimento ao público.


Cartórios do Distrito Federal estão orientando noivos com casamentos marcados para as próximas semanas a adiarem as celebrações e remarcarem cerimônias a partir de maio. A recomendação é parte das medidas de prevenção ao coronavírus.


Além disso, os atendentes foram orientados a evitar a marcação de novos casamentos até o dia 30 de abril. O número de cerimônias por dia também foi restringido, com o objetivo de diminuir o fluxo de pessoas nos cartórios.

Por causa das medidas, os certificados de habilitação de casamento que expirarem pelos próximos 60 dias serão automaticamente renovados por mais 90 dias, a contar do prazo em que se daria o vencimento.


Já os Juízes de Paz, responsáveis por conduzir as uniões civis, que estiverem dentro do "grupo de risco" – acima de 60 anos ou com doenças crônicas – foram instruídos a comunicar a situação aos cartórios onde exercem as funções. Os profissionais devem notificar a autarquia em um prazo mínimo de 72 horas, para que seja possível a substituição.


Medidas de prevenção


Dentro dos cartórios, as medidas adotadas para a prevenção do coronavírus são:


Evitar aglomeração de usuários nos setores de atendimento, com controle de fluxo de entrada em suas dependências;


Manter distância de pelo menos um metro de outras pessoas;


Adotar teletrabalho, conforme a possibilidade e em atenção às peculiaridades do serviço desempenhado por cada especialidade cartorária, com preferência às pessoas que estejam em grupo de risco;


Colocação de dispensers de álcool gel 70% em todos os setores de serviço, reforçando a limpeza da serventia e aumento na ventilação do ambiente, quando possível;


Afixação de cartazes com orientação aos colaboradores e usuários relativas à higienização das mãos e demais medidas preventivas.


Fonte: G1 DF.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page