top of page

Como faço para saber quem me protestou no cartório?

Decidiu consultar seu CPF ou CNPJ e descobriu que está com seu nome protestado, mas não tem ideia de quem é o seu credor? Descobrir quem o protestou é mais fácil do que imagina. E o melhor: sem sair de casa.


Apesar de estar com o nome sujo não ser uma boa notícia, saber que limpá-lo é muito simples já é uma dor de cabeça a menos. Mas também não é motivo para você adiar a regularização do seu CPF.


Afinal, estar com o nome protestado pode trazer algumas restrições financeiras, impossibilitando que você tenha aprovação de cartão de crédito, crediário de lojas, empréstimos e financiamentos bancários.


Está negativado e quer limpar seu nome, mas não sabe quem o protestou? Essa pergunta é mais comum do que pensa. Isso porque, muitas pessoas não sabem quem é o credor e como localizá-lo.


Por isso, para ajudá-lo a resolver esse problema, nós mostramos abaixo como saber quem efetuou o protesto e como fazer para limpar seu nome protestado hoje mesmo.


Descubra quem protestou seu nome


Para saber quem é o seu credor e qual o valor da sua dívida é preciso solicitar uma Certidão de Protesto para saber todos os dados de quem o protestou.


Antes de qualquer coisa é importante saber que a Certidão de Protesto é um documento, emitido pelo cartório em formato digital ou em papel, que informa a existência ou não de protesto em um CPF ou CNPJ com todos os dados do credor e do título estão detalhados.


A Certidão de Protesto pode ser:


Negativa: Informando que NÃO CONSTAM PROTESTOS no CPF/CNPJ pesquisado.


Positiva: Informando que CONSTAM PROTESTOS no CPF/CNPJ pesquisado e o detalhamento das informações sobre o credor e título protestado.


É importante lembrar que a Certidão de Protesto pode ter abrangência de 5 ou 10 anos, dependendo da necessidade e do interessado, normalmente sendo utilizada nas situações abaixo:

  • Obter informações sobre o credor e o título que foi protestado;

  • Compra e Venda de imóvel;

  • Solicitar financiamento;

  • A pedido da rede bancária;

  • Participação de concorrência pública ou concurso público.


Como fazer o cancelamento do protesto

Já solicitou a Certidão de Protesto em protestomg.com.br e constatou que está com o nome sujo no cartório? Veja aqui como fazer o Cancelamento de Protesto.


Quer ver mais dicas como essa? Acompanhe nosso blog e fique ligado nas notícias e novidades!


IEPTB/MG

Posts recentes

Ver tudo

Programa “Cartório Contemporâneo” episódio 133

Confira a 133ª edição inédita do Programa “Cartório Contemporâneo”, na TV Justiça, uma realização da Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR). Neste episódio inédito, com apresentação d

bottom of page