top of page

Colégio Notarial do Brasil lança projeto Lives Notariais para debater o Provimento nº 100/2020

A publicação do Provimento nº 100/2020 da Corregedoria Nacional de Justiça trouxe à atividade notarial um enorme desafio. E também uma grande perspectiva. A de atender as expectativas da sociedade que há tempos clama pela possibilidade de realizar atos notariais eletrônicos. Para levar esta novidade a todo o Brasil, explicando os aspectos técnicos e jurídicos da normativa nacional, o Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) inicia na próxima semana seu projeto de Live Notarial.


O foco dos encontros será prático e jurídico, apresentando o passo a passo de cada um dos módulos do sistema do e-notariado, bem como aspectos jurídicos e normativos do texto editado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Outra vertente da iniciativa é apresentar o novo serviço ao mercado imobiliário, trazendo os principais players do setor para conhecerem a plataforma e a possibilidade de realização de atos eletrônicos.


“O que temos pela frente é um imenso trabalho. Uma mudança de paradigma, de cultura e de prática. A revolução digital do notariado, com segurança e confiança. O provimento do E-Notariado, com as diversas mãos que o construíram e com o apoio da Corregedoria Nacional de Justiça, é um renascimento da atividade notarial – cada vez mais pronta e preparada para os desafios do futuro e das transformações tecnológicas”, destaca a presidente do Conselho Federal, Giselle Oliveira de Barros.


A série de lives retomará também os debates em torno dos Aspectos Práticos do Provimento nº 88/2019 do CNJ, que trata sobre a comunicação de atos suspeitos de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo ao Conselho de Controle de Operações Financeiras (COAF). O projeto lives notariais começa na próxima segunda-feira (01.06) com o tema “e-Notariado: Credenciamento do Tabelião como Autoridade Notarial”, com transmissão simultânea pelos canais do Youtube, Instagram e Facebook do Colégio Notarial do Brasil.


Agenda de Lives


Live 1

Data: 01/06

Horário: 19h

Tema: e-Notariado – Passo 1 – Credenciamento do Tabelião como Autoridade Notarial


Live 2

Data: 03/06 (a confirmar)

Horário: 19h

Tema: e-Notariado: Aspectos Jurídicos e Normativos do Provimento nº 100/2020


Live 3

Data: 08/06

Horário: 19h

Tema: e-Notariado – Passo 2 – Emissão de Certificado Digital para Tabeliães de Notas


Live 4

Data: 10/06

Horário: 19h

Tema: e-Notariado – Passo 3 – Emissão de Certificados Digitais Notarizado para Prepostos e Clientes

Live 5

Data: 15/06

Horário: 19h

Tema: e-Notariado – Passo 4 – Fluxo de Assinaturas para atos notariais


Live 6

Data: 17/06

Horário: 19h

Tema: Provimento 88 – Aspectos Teóricos e Práticos da Comunicação de atos ao Coaf


Live 7

Data: 22/06

Horário: 19h

Tema: E-notariado – Impacto das Escrituras Eletrônicas no Mercado Imobiliário


Posts recentes

Ver tudo

2ª Semana Nacional de Registro Civil - Registre-se!

A 2ª Semana Nacional de Registro Civil – Registre-se! é um programa que une esforços entre os órgãos dos Três Poderes e da sociedade civil, com a intenção de combater o sub-registro civil  em especial

bottom of page