top of page

CNR - Nota de Repúdio

A Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR) vem a público repudiar a fala do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho que, durante entrevista concedida à rede de televisão CNN Brasil nesta quarta-feira (24/05), afirmou que “o Ibama não é um cartório simplesmente onde as pessoas levam um papel e a gente carimba o papel. O Ibama faz uma análise técnica”.


Os cartórios são instituições que desempenham um papel essencial na garantia da cidadania da população brasileira, na preservação de seus direitos e na segurança das relações pessoais e patrimoniais das pessoas físicas e jurídicas em todo o Brasil, conferindo fé pública a diversos atos como registro de nascimento, casamento, constituição de empresas, aquisição de imóveis, protesto de dívidas, entre tantos outros serviços essenciais à população.


A fala do presidente do Ibama demonstra seu total desconhecimento sobre um serviço que é considerado pela população um dos mais confiáveis do país, amplamente fiscalizado pelo Poder Judiciário e praticado por profissionais aprovados em rigoroso concurso público, bem diferente do modelo de indicações políticas dos órgãos administrativos. A repetição de discursos “lugares comuns” no Brasil deve parar e os agentes públicos devem ser os primeiros a dar exemplo de que é preciso conhecer um assunto antes de repetir afirmações inverídicas e que refletem total desrespeito a instituições centenárias de nosso país.


Rogério Portugal Bacellar


Presidente da CNR


Brasília (DF), 25 de maio de 2023.


Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page