top of page

CNB/MG prepara ação para a Jornada Notarial da Família

Seccionais de todo o país organizam atividades para o dia 30 de setembro


Com objetivo de informar, de forma simples, os serviços prestados nos tabelionatos mineiros à população, inclusive por meio digital, com uso da plataforma e-Notariado, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais (CNB/MG), confeccionou uma cartilha didática e informativa que será distribuída no próximo sábado (30/09), a partir das 10h, na Praça da Savassi, em Belo Horizonte, como ação da 1ª Jornada Notarial da Família. Além do CNB/MG, mas 11 cartórios de notas do Estado também preparam atividades para a data em prol da regularização e segurança jurídica das famílias.


De acordo com o presidente do CNB/MG, Victor de Mello e Moraes, a Jornada da Família será um momento de grande importância não apenas para os tabelionados, mas sobretudo para a população que receberá esclarecimentos. “A população é muito carente de informação. Muitas pessoas não sabem como distinguir as atribuições dos cartórios e qual serventia presta determinado serviço. Com a cartilha que vamos distribuir será possível se orientar sobre informações básicas como o que fazemos e quando buscar o cartório de notas. O complemento o cidadão e cidadã pode acessar em nosso site: www.cnbmg.org.br e redes sociais, o telefone do atendimento também está à disposição”.


Moraes acrescenta ainda que o CNB/MG optou por uma campanha na rádio Itatiaia para reforçar as orientações. “Estamos na rádio com mais audiência em Minas Gerais convidando a todos para buscarem suas cartilhas e também os convidando para saber mais sobre o CNB/MG, essa entidade de classe que há 11 anos representa institucionalmente os tabeliães de notas do estado de Minas Gerais. O Colégio realiza diversas atividades a fim de integrar os notários do Estado, além de divulgar as iniciativas para modernização da função notarial e os serviços prestados nos tabelionatos”, enfatizou.


Conheça as ações no Estado e participe

– Registro Civil de Notas de Varzelândia


Ação: encontro com apoio dos órgãos municipais em torno do assessoramento jurídico gratuito a todos os cidadãos em prol da segurança jurídica das famílias, dentro das seguintes ações:


– Assessoramento jurídico a população nas possíveis duvidas quantos aos atos;


– Esclarecimentos em torno do tratamento de dados;


– Entrega de materiais informativos, pontuando a relevância dos atos no cotidiano familiar;


– Simulação de atos físicos e virtuais;


– Colher o feedback dos cidadãos em torno da ação por meio de avaliação e sugestões para uma futura nova ação;


– Bate papo com o tema: Orientando para Incluir – Esclarecimentos em torno do provimento Nº 141 de 16/03/2023 – CNJ


– Bate papo com o tema: Escrituras Públicas – Identidade e Capacidade


Horário: a partir das 9h


Mais informações: (38) 9922-4418

– Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais – 1ª Ofício da Cidadania


Ação: com objetivo de oferecer assessoria jurídica gratuita prestada pelos profissionais do Direito, Tabeliães, Advogados e Registradores. Será realizada em parceria com a 11ª Subseção da OAB de Montes Claros -MG, com a participação dos Núcleos de Prática Forense das Faculdades de Direito e também com os Cartórios: Registros de Imóveis, Tabelionatos de Notas e o Registro Civil.


Horário: a partir das 8h


Mais informações: (38) 32211560


– Ofício do Registro Civil e Notas de Careaçu


Ação: Movimentação das redes sociais com os avanços e inovações legislativas, abertura da Serventia no intuito de promover visita guiada, informação a população com abertura de caixinhas de perguntas; outras iniciativas que possam surgir durante o planejamento.

Horário: a partir das 8h


Local: Avenida Jesuíno Silva, 23 – Centro, Careaçu – MG, 37582-000


– 3º Ofício de Notas de Montes Claros


Ação: Assessoria jurídica gratuita prestada pelos profissionais do Direito, Tabeliães, Advogados e Registradores. Será realizado em parceria com a 11ª Subseção da OAB, com a participação dos Núcleos de Pratica Forense das Faculdades de Direito e com os Registros de Imóveis.


Horário: a partir das 8h


Mais informações: (38) 3221- 3202


– 1º Ofício de Notas de Montes Claros


Ação: Cartório na praça – orientações, painéis, integração com a população, teatro, etc.

Horário: a partir das 8h


Mais informações: (38) 31266222


– Cartório do 2º Ofício de Notas


Ação: O evento tem como objetivo a assessoria jurídica gratuita prestada pelos profissionais do Direito, Tabeliães, Advogados e Registradores. Será realizado em parceria com a 11a Subseção da OAB, com a participação dos Núcleos de Pratica Forense das Faculdades de Direito e com os Registros de Imóveis.


Horário: a partir das 8h


Mais informações: (38) 32211548


– Ofício do 1º Registro de Imóveis de Montes Claros


Ação: Assessoramento jurídico gratuito sobre a regularização de imóveis (aquisição, transmissão, regularização da posse, usucapião, regularização fundiária urbana – REURB, etc.) a todos os cidadãos da Comarca de Montes Claros, em prol da regularização imobiliária e da segurança jurídica das famílias.


O assessoramento jurídico será prestado por Substitutas e Escreventes do Ofício do 1º Registro de Imóveis de Montes Claros-MG, de forma voluntária, no horário de 08:30 a 12:00h.

Horário: a partir das 8h


Mais informações: (38) 32143987


– Cartório de Registro Civil com atribuição notarial do Distrito de Monte Verde


Ação: Iniciou-se com a divulgação da Jornada no dia 05/09 nas duas rádios locais. Durante a semana do dia 25/09, foi realizado projetos na escola de apresentar PROFISSÕES JURÍDICAS e a sua importância na sociedade. Visita à Faculdade de Direito mais próxima na Região com palestras sobre a importância do Extrajudicial. No dia 30/09 ação conjunta: Cartório, Defensoria Pública do Estado, OAB, Engenheiros e apoio da Prefeitura, na qual a população será recebida e poderá se consultar gratuitamente com os profissionais sobre as suas demandas e dores relacionadas a: Direito de Família, Sucessão, Transmissão de bens e Regularização de bens imóveis.


Horário: a partir das 8h


Mais informações: (35) 999039558

– 1º Oficio de Notas de Coronel Fabriciano


Ação e horário não definidos


Mais informações: (31) 384114

– 1º Tabelionato de Notas de Mantena


Ação e horário não definidos


Mais informações: (33) 98115637


– Serviço Notarial do 2º Ofício – Comarca de Janaúba


Ação e horário não definidos


Mais informações: (38) 38211066



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page