Cartórios, atenção à nova NR-01: o que muda e como se preparar!
- TI Infographya
- 30 de abr.
- 2 min de leitura
A Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR), em conjunto com as demais confederações patronais, atuou ativamente nas negociações com o governo e conquistou o adiamento de um ano da obrigatoriedade da NR-01 (Norma Regulamentadora nº 1), que estabelece as diretrizes para a gestão de riscos ocupacionais, incluindo aqueles de natureza psicossocial. Desde as primeiras reuniões sobre o tema, a CNR tem trabalhado para assegurar segurança jurídica e condições adequadas de adaptação para os cartórios de todo o país.
A entrada em vigor da NR-01 foi adiada e agora será implementada de forma gradual e educativa. Isso representa um alívio e uma excelente oportunidade para os cartórios se organizarem com mais tranquilidade e estratégia.
O que muda na prática?
A NR-01 terá foco educativo durante o primeiro ano, sem autuações até maio de 2026;A CNR divulgará um guia de orientação nos próximos dias;Será criado um grupo de monitoramento no Ministério do Trabalho, onde a CNR fará parte, que atuará por 12 meses acompanhando a aplicação da norma.
Como seu cartório pode se preparar?
Avalie se já há estrutura de saúde e segurança no trabalho;Verifique se existe alguma iniciativa voltada à saúde mental e bem-estar da equipe;Planeje a implementação com base nas reais necessidades do seu ambiente de trabalho.
De que forma a CNR atuará?
Para apoiar os cartórios nesse momento de transição, a CNR criou o CNR Saúde — uma iniciativa pensada especialmente para oferecer todo o suporte necessário na adaptação à nova NR-01.
Por meio do CNR Saúde, você terá acesso a um conjunto de recursos pensados para facilitar esse processo, como:
Palestras informativas
Cartilhas explicativasRecomendações de profissionais especializadosSoluções técnicas voltadas à estruturação da saúde e segurança no trabalho
O objetivo é que nenhum cartório enfrente esse desafio sozinho.
Conte com a CNR para orientar e caminhar junto com você nessa jornada por ambientes de trabalho mais seguros, saudáveis e humanos.Aproveite este período para fortalecer o cuidado com sua equipe, com planejamento, informação e ações sustentáveis. Um ambiente de trabalho saudável é bom para o seu cartório, para seus colaboradores e para toda a sociedade
Fonte: CNR
Comments